Na tarde de hoje, na atual sede do IFMS/Coxim, realizamos um encontro para refletir sobre alguns temas referentes à constituição das subjetividades minoritárias. Dois filmes curtos foram utilizados como lugar de disputa de nossas ideias, todos eles estão disponíveis no youtube e seus links podem ser encontrados ao final desta postagem.
O primeiro deles se estrutura da seguinte maneira: algumas crianças, duas bonecas e um homem branco que pergunta coisas às crianças. Ao longo das perguntas percebe-se que as crianças identificam uma das bonecas como sendo negra e a outra como sendo branca, à primeira elas associam vários predicados negativos, enquanto que a segunda boneca é associada a predicados socialmente entendidos como positivos, o filme termina com um das crianças realizando a associação de si mesma com a boneca negra. A primeira questão que surgiu no debate foi a seguinte: O que fez aquelas crianças se pensarem assim? O que fez com que elas tenham percepção negativa da negritude na qual elas também se incluíam?
O segundo filme,"Medo de quê?", nos apresenta a história de um menino que começa a manifestar seu desejo no campo da sexualidade. O menino, personagem principal do desenho, começa tentando imaginar meninas durante suas práticas de auto-erotização, porém imagens de meninos surgem a ele como mais desejáveis Depois de ter apresentado a descoberto do desejo por pessoas de mesmo sexo, o desenho passa a apresentar os modos pelos quais a sociedade faz com que o menino tome conhecimento do lugar que ela reserva para pessoas que desejam como ele: imagens negativas exibidas pela mídia, ridicularização pública da homossexualidade, um beijo entre dois homens causa a expulsão deles de uma espécie de shopping O que imediatamente surgiu no debate foi a percepção do modo como as práticas sociais determinaram a formação da identidade do menino.
Por fim, passamos à construção de uma micro-estória coletiva sobre uma personagem que foi por nós nomeada de Joana. Cada umx dxs participantes contribuiu na construção da personagem e pensou nos mecanismos que poderiam fazê-la formar uma percepção negativa de si mesma. Cada uma das pessoas que estavam presente, em voz alta, afirmou "Meu nome é Joana, sou negra e x", por exemplo: "Meu nome é Joana, sou negra e quando vou ao mercado comprar shampoo o meu cabelo nunca consta entre aqueles que são definidos como normais", "Meu nome é Joana, sou negra e quando ligo a televisão só vejo pessoas brancas como sinônimo de beleza", etc.
Obrigado pela ajuda na tarde de hoje, foi muito bom comer lanchinhos e trocar ideias com todxs:
Kamila Duarte, Geovane Rodrigues , Rodrigo Mendes, Alexandra Oliveira, Princila Duarte,Fauze Ortiz Nimer, Mafra Darley, Camila de Albuquerqu e Thaisa Fernandes.
Preto e Branco: quem tem cor e quem não tem?
Teste sobre preconceito( 1 minuto e 8 segundos)
disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NDhHJpik7As&feature=related
Sexualidade: do singular ao plural
Vídeo:
Medo de quê? Parte 1( 9 minutos e 20 segundos)
Disponível em :http://www.youtube.com/watch?v=S2qisJyKm0g&list=UUdue0NC8wjmp6E-6693YzYQ&index=2&feature=plcp
Medo de quê? Parte 2 (9 minutos e 16 segundos)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2xOAyoER-Ts&feature=relmfu
Nenhum comentário:
Postar um comentário